Seja bem-vindo ao mundo de Acalanto!

Caso goste de algum dos textos postados por mim saiba que estão liberados para qualquer espécie de publicação, desde que se observe as seguintes condições: 1ª citar autor e fonte, 2ª não alterar o texto, 3ª apenas para fins culturais, 4ª não associar a ideologias e 5ª me informar antes.
Agradeço pelo tempo dedicado as minhas histórias que de agora em diante pode considerar como nossas.

sábado, 16 de outubro de 2010

Resenha: " O Livro de Tunes - Destino"

"Diria-se um cometa chocando-se com uma flor", isto é mais que belo, isto é Dhyan Shanasa, e não se deixe enganar pelo nome, trata-se de um autor nacional e dos mais talentosos. E é emocionado, ainda embriagado pela poeticidade de seu primeiro livro que escrevo esta resenha.
Um pequeno grande livro, eis "o Livro de Tunes - Destino", primeiro volume de uma trilogia que há de se tornar um marco na literatura fantástica nacional. Imitando um maneirismo do autor, Dhyan Shanasa, "diria que" nenhum outro livro chegou tão próximo da trilogia do "Senhor dos Anéis" quanto esta modesta pérola literária de 214 páginas.
A primeira vista, o cenário medieval-fantástico em que a trama se desenrola parece uma provincia da Terra-média, as personagens idem e o argumento sub-produto dos romanes de RPG: salvar à donzela, recuperar o artefato mágico e derrotar o Mal. Resumindo, um menino chamado Tunes é dado como oferenda a uma bruxa chamada Patelle, mas ele foge e unido com uma espécie de deusa-menina irá confrontar o Sauroman de saias para livrar seu mundo do mal. Até então, nada demais.
Contudo, um leitor sensível nota logo no primeiro parágrafo que não está diante de um texto comum, desses que se limitam a enredos desgastados e a uma prosa aguada. Basta uma ou duas páginas de leitura para identificarmos seu estilo lírico e suave, além das escolhas certeiras de condução da história que arremata o leitor.
Shanasa é um artista dos mais dignos, daqueles que buscam a perfeição de forma quase obsessiva. Profetizo que um dia tal obra-prima será reconhecida como uma das mais valiosas contribuições literárias de nossa língua. Mas,para não perder o costume, aponto uma minúscula nódoa na obra de Shanasa. A primeira edição apresenta meia dúzia de erros de digitação que se contrapõem ao perfeccionismo do autor, deslizes bobos que certamente serão corrigidos na próxima edição. Então, poderei afirmar sem receios que o "Livro de Tunes-Destino" é a jóia mais bem lapidada que já tive o prazer de apreciar como leitor.
Por favor, Shanasa publique logo o segundo volume!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário